Pesquisa de Clima nas Organizações


A sociedade vem enfrentando transformações tecnológicas, sociais, científicas, culturais e político-institucionais, de forma muito rápida. Nesse contexto, as organizações que não se atentarem com agilidade a essas transformações e reagirem diante dessa realidade, poderão comprometer sua própria existência. A visão organizacional estratégica pode contribuir muito no estudo dessas organizações. Uma ferramenta eficaz que pode ser utilizada é a Pesquisa de Clima, que tem fundamental importância para se obter uma visão ampla da organização.


O que é e como funciona a pesquisa de clima?

Trata-se de um instrumento indispensável para o alcance dos objetivos institucionais, à medida que aponta dados que norteiam a tomada de decisão dos gestores. A utilização da ferramenta de forma adequada é importante para levantar elementos como a identificação de ponto fortes e fracos da organização, viabilizando assim a implantação das mudanças necessárias para o desenvolvimento do trabalho e principalmente para a satisfação dos colaboradores. Esse instrumento é capaz de apontar deficiências nas estruturas e no ambiente de trabalho, nesse contexto, é de essencial importância observar a amplitude dos resultados colhidos, afim de que permita apresentar uma visão que abranja toda a instituição e que possibilite a implantação de novas metodologias de trabalho. A pesquisa de clima deve levar em conta várias características que descrevem uma organização, como atitudes que interferem no relacionamento das pessoas, valores, e até fenômenos resultantes da cultura. A aplicação dessa ferramenta possibilita uma abertura para a compreensão acerca do comportamento organizacional, especialmente quando tratamos dos aspectos que mais interferem na percepção dos problemas das organizações. Devido à sua importância, a pesquisa de clima não pode ser realizada intuitivamente, é necessário conhecimento da ferramenta e envolvimento dos responsáveis pela organização para obtenção de sucesso. Vários estudiosos afirmam que a análise de clima não objetiva compreender a percepção individualizada, mas sim em apurar a percepção da coletividade dos colaboradores.


Por que a pesquisa de clima é importante?

A partir da aplicação da ferramenta é possível apontar dados qualitativos e quantitativos verídicos e com tais informações elaborar intervenções que sejam adequadas à realidade da organização, apoiando-a para que se torne cada vez mais competitiva no mercado e atualizada com as modificações do mundo globalizado.

2 visualizações0 comentário